Pessoas Negras São O Silêncio Eles Não Podem Entender

‘Pessoas Negras São O Silêncio Eles Não Podem Entender’, título da mostra coletiva que abre o programa da GDA em 2024, é uma tradução do trabalho ‘Black People Are The Silence They Cannot Understand’ (2001–2002) do artista estadunidense recém falecido Pope.L (1955-2023).

A exposição toma como ponto de partida trechos da entrevista* do historiador de arte Darby English a Folasade Ologundudu:

“Por exemplo, você não pode pegar a realidade da arte abstrata sem engajar no discurso sobre arte abstrata, que, ironicamente, é a arte mais discursiva da era moderna. E você não pode tomar a realidade de um artista negro fazendo abstração sem lidar com a própria abstração da negritude como uma matriz de identificações e projeções, igualmente reais e irreais.

Mas a maior parte do que você lê sobre artistas negros fazendo abstração erradica essa complexidade para produzir uma narrativa mais coesa e menos conflitiva sobre raça e representação. Receio que artistas negros abstratos não vão receber a visibilidade e compreensão que merecem até que nós renunciemos as maneiras categóricas como olhamos para as coisas e os tons categóricos que adotamos para produzir e compartilhar conhecimento culturalmente específico. A verdadeira radicalidade dessa escolha precisa de um ambiente facilitador que ainda não existe.”

Participam da mostra Bruno Baptistelli, Carolina Cordeiro, Juliana Dos Santos e Thomaz Rosa.

PDF
No items found.