Art Dialogues é uma revista online fundada pela fotógrafa Anita Goes, dedicada a expandir as conversas artísticas entre o Brasil e o mundo.Morando em Nova York há uma década, Anitabuscou uma forma de se manter conectada com o rico e dinâmico cenário artístico do Brasil. Dessa vontade nasceuuma plataforma focada em promover trocas profundas e reflexivas com artistas,curadores e pensadores culturais.
Através da revista, buscamos ir além daobra finalizada, mergulhando nas histórias, inspirações e processos criativos que moldam a trajetória de cada artista. No coração de Art Dialogues estão conversas e textos autênticos, cada um capturando a essência de uma comunidade diversa decolaboradores e oferecendo aos leitores uma visão multifacetada do mundo daarte.
Os artistas apresentados nesta exposição—CarolinaCordeiro, Larissa de Souza, Deni Lantz e Laura Gorski — estão na segunda emais recente edição da revista.
A evocação dapaisagem, os aspectos econômicos e sociais que envolvem nossa história, assimcomo a poesia presente nas mais diversas manifestações culturais ou cotidianas,são intrínsecos à prática de Carolina Cordeiro. A paisagem entra em seutrabalho de maneiras diversas: desde aquela revelada pela intimidade de objetosdomésticos, passando pela observação das transformações causadas pela mineraçãono entorno da cidade onde nasceu, até as descritas nas letras de samba que,desde o início do século XX, retratavam a divisão do espaço urbano entreclasses muito marcadas. Seus projetos buscam sempre tornar visível algo que,embora presente, permanecia oculto. Cordeiro (Belo Horizonte, 1983) vive etrabalha em São Paulo, é sócia fundadora da GDA - Galeria de Artistas e tambémrepresentada pela galeria Galatea. Doutora pelo departamento de Artes daECA/USP em Teoria, Ensino e Aprendizagem (2021); Graduada em Desenho pelaEBA/UFMG (2008).
Larissa de Souza (SãoPaulo - 1995), artista autodidata, em sua pintura majoritariamente figurativa,concentra-se na imagem da mulher afro diaspórica em seu universo particular ecoletivo. Sua pintura carrega a história das mulheres de sua linhagem e a forçade muitas outras. Em 2016, começou a trabalhar em uma loja de materiais artísticos,onde aprendeu mais profundamente sobre aspectos específicos de cada tipo dematerial e técnicas diversas. Logo depois, passou a trabalhar como assistenteno ateliê da mesma loja. Desde a infância interessava-se pelo desenho eencantava-se com os grafites da cidade de São Paulo. Foi durante a pandemia de2020 que teve a oportunidade de dedicar-se a produzir seus próprios trabalhos.
Deni Lantz é umartista brasileiro. Trabalha e vive em São Paulo. Seu trabalho se dá principalmenteem torno da pintura, em formatos e suportes variados. Em um primeiro momento aspinturas evocam cores atmosféricas e uma atenção especial à fatura e àsparticularidades e possibilidades da superfície através da pintura; aos poucosos assuntos, referências e objetivos do artista vão se mostrando. A natureza eseus processos de fertilização, sementes, raízes, o micro e o macrocosmos, osjogos oraculares, a relação com a música, ritmos e a cultura popular evernacular do Brasil. Trabalhou durante dois meses em uma residência artísticaem NY (Residency Unlimited), entre maio e junho, e agora o artista está devolta ao seu estúdio no Brasil e faz reflexões sobre essa experiência e seusdesdobramentos e impressões.
Laura Gorski (SãoPaulo, SP, Brasil, 1982) é artista visual e educadora. Sua pesquisa envolve ainvestigação de paisagens por meio do deslocamento, a criação de imagensimersivas e contemplativas através do desenho, da pintura e sua relação com ocorpo e o espaço. Formou-se em Design de produto pelo Centro UniversitárioBelas Artes de São Paulo.
Esta mostra celebra esses diálogos contínuos e os intercâmbios vibrantes que conectam a artebrasileira com públicos ao redor do mundo.